23/04/2015 iGUi Ecologia 0Comment

Apesar do nosso projeto sobre tartarugas marinhas estar focado somente em tartarugas-verdes, uma outra espécie também visita as águas do Atol das Rocas, trata-se da Eretmochelys imbricata conhecida popularmente como tartaruga-de-pente.

O nome popular se deve ao fato de que o animal possui uma bela carapaça contendo placas córneas que serviam de matéria prima para confecção de ornamentos, tais como: aros de óculos, cigarreiras e pentes. Por este motivo muitos indivíduos foram caçados e mortos indiscriminadamente, fato este que levou a espécie a ser considerada criticamente em perigo.

No Atol das Rocas são encontrados indivíduos juvenis que permanecem ali para se alimentar, a espécie não desova nas praias do Atol e sim no continente principalmente nas praias do litoral do nordeste. Sua alimentação consiste em esponjas, anêmonas, lulas e camarões. O formato do bico lembra um falcão, daí o seu nome popular em inglês “Hawkspill turtle”.

Aproveite e veja nossos vídeos desse incrível animal no Atol das Rocas…

Nosso trabalho continua e a cada dia que passa mais tartarugas marinhas são microchipadas e material biológico coletado…