18/05/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Quando pesquisamos sobre água nos livros didáticos obtemos a informação que a água é composta por 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio, porém a água que nós bebemos, a água potável, não contém só isso. A água potável não é pura, ela é composta de minerais dissolvidos como o cálcio, magnésio, potássio e ferro. A água destilada é a água pura, sem minerais e microrganismos, não é encontrada dessa forma na natureza e é obtida através da destilação da água não pura.

Água para beberO processo de destilação é simples, a água precisa ser aquecida até que entre no ponto de ebulição e evapore. Depois o vapor de água liberado é condensado para que a água possa ser recolhida na forma líquida. Essa água condensada está livre dos minerais e impurezas que foram misturadas a ela originalmente, ou seja, é a água destilada.

Apesar de ser uma água mais pura e mais limpa, o consumo de água destilada não é recomendado. Nosso corpo precisa dos minerais contidos na água potável para manter o equilíbrio das funções corporais. Caso o indivíduo queira consumir a água destilada mesmo assim ele deve estar atento aos níveis de minerais essenciais que o organismo necessita através de outros alimentos, para que haja o correto funcionamento do organismo.

O uso da água destilada é voltado para a preparação de medicamentos e uso em experimentos laboratoriais em indústrias, laboratórios e universidades.