29/12/2016 iGUi Ecologia 1Comment

A estação espacial internacional (ISS -sigla em inglês), talvez seja uma das mais fantásticas obras de engenharia já realizadas pelo homem. Sua construção iniciou-se no final dos anos 90 sendo terminada no ano de 2011 e orbita a quase 400 km da terra. Possui acomodações e laboratórios onde inúmeros profissionais de diversos países trabalham em atividades de pesquisa e manutenção.

Neste ponto a aquisição, manutenção e consumo de água torna-se uma importante etapa de todo o trabalho a bordo, pois para se ter um exemplo do desafio a agencia espacial americana estima que um astronauta no espaço possa consumir mais de 700 litros de água em um ano, contudo o envio de água, embora já tenha sido feito anteriormente em missões de reabastecimento, nem de longe são fáceis ou mesmo baratas.

  No início das missões os ônibus espaciais foram responsáveis pelo transporte de água para suprir as necessidades dos tripulantes da estação espacial, com o aumento da tripulação “permanente” na estação a necessidade de reciclagem de agua tornou-se uma realidade além de um desafio a ser superado.

Grande parte da água atualmente utilizada pela tripulação americana é feita através do processamento da própria urina, neste caso a urina é “reciclada” em um processo de filtragem, transformando-a em água potável e extremamente limpa, além disso uma parte da água é obtida através da captação da condensação (vapor d’água proveniente da respiração, isso tudo pode até parecer estranho, porém a maior parte da urina é composta de água e sais, sendo assim não utilizar este líquido seria um grande desperdício, principalmente na estação espacial!

Você gostaria de ver a estação espacial da sua casa? Você só tem que completar um cadastro para participar de um serviço gratuito da NASA que a agência espacial se encarregará de enviar um aviso com informações detalhadas diretamente ao seu e-mail ou telefone celular. Esse serviço requer acesso à internet ou a um celular habilitado para receber mensagens de texto. A ISS pode ser avistada a partir de 4,6 mil localidades, assim, se a sua cidade não estiver listada no site da NASA, tente escolher uma opção que fique o mais próximo possível do local onde você mora. Acesse: https://spotthestation.nasa.gov

Agora pare e pense…..você já se imaginou no espaço? Vendo a terra? E, pensar que ela é azul, que ela é água! E de como nós somos totalmente depende dela, da água! Vamos preservar nosso lar!

Que 2017 seja um ano azul!!!  Como o nosso planeta… azul como a água!

Curiosidades:

Como os astronautas lavam o cabelo no espaço: