13/12/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas.  Quando a água proveniente da atmosfera cai em forma de precipitação (chuva) ela pode seguir 3 caminhos: parte evapora-se e retorna novamente à atmosfera de imediato, outra parte escoa sobre a superfície em direção aos pontos de menor altitude e outra parte infiltra-se no solo também em direção aos pontos mais baixos do relevo, compondo as águas subterrâneas.

A quantidade e a velocidade com que a água é absorvida depende de inúmeros fatores:Águas subterrâneas

  • porosidade do subsolo: a presença de argila no solo diminui sua permeabilidade, não permitindo uma grande infiltração;
  • cobertura vegetal: um solo coberto por vegetação é mais permeável do que um solo desmatado;
  • inclinação do terreno: em declividades acentuadas a água corre mais rapidamente, diminuindo a possibilidade de infiltração;
  • tipo de chuva: chuvas intensas saturam rapidamente o solo, ao passo que chuvas finas e demoradas têm mais tempo para se infiltrarem.

Em função da falta de água doce em muitas regiões, as águas subterrâneas tornam-se uma excelente opção para o uso em diversas atividades (residencial, industrial, agricultura e etc.). São de extrema importância na manutenção da umidade do solo e na alimentação de muitos lagos e rios existentes no mundo todo. Em muitas regiões afastadas dos grandes centros urbanos, em que não há presença de água encanada, são extraídas do subsolo através de poços artesianos, tornando-se assim uma boa opção para o consumo.