14/08/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Quem nunca sonhou em andar sobre a água?? Alguns animais conseguem andar sobre as águas e não tem nada de mágica nisso. O mais famoso, talvez por parecer tão improvável, é conhecido como lagarto Jesus Cristo. Trata-se de um lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas Central e do Sul. Possui normalmente 25 centímetros de comprimento e sua habilidade mais famosa é de correr sobre a água sem afundar. A anatomia das patas traseiras desse lagarto permite que ele ande sobre a água, com seus dedos bem alongados e unidos uns aos outros por membranas ele consegue distribuir melhor seu peso e quando o lagarto bate seus pés contra a água ele cria uma bolsa de ar o que o ajuda a se manter na superfície, e, claro que tem que estar em uma boa velocidade. Para um ser humano possuir essa mesma habilidade precisaria correr a 104 km/h. Aranha na superfície da água

Outro animal que consegue andar sobre a água, mas não consegue correr, é a lagartixa pigmeu brasileira. Para esse animal o tamanho pequeno, o baixo peso e o corpo mole permitem que ela caminhe sobre a superfície da água. O grande problema é que essa lagartixa não sabe nadar e o risco de se afogar é constante.

Os insetos aquáticos, aranhas e outros insetos conseguem andar e pousar na superfície da água devido à uma característica física da água: a tensão superficial. A tensão superficial da água é resultado das forças entre as moléculas de água. Inseto tensão superficial As moléculas de água são atraídas e atraem outras moléculas em todas as direções, já as moléculas da superfície estão em contato com o ar e portanto não há moléculas acima dela, essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a tensão superficial que funciona como uma fina película na superfície da água. As patas de certos insetos, assim como as de certas aranhas, terminam com pelos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha permitindo que o eles caminhem ou repousem sobre a água.

Assista o vídeo e veja o lagarto Jesus Cristo correr sobre a água: