26/06/2018 iGUi Ecologia 0Comment

A água é essencial para a vida das plantas, juntamente com os nutrientes e a luz solar. As plantas têm mais de 80% de água em sua composição e essa água é transportada em quase toda a estrutura, das raízes até a folha. A água é absorvida pelas raízes, usada nos processos químicos e bioquímicos e as plantas perdem água na forma de vapor, através do processo de transpiração que acontece nas folhas. Cerca de 90% da transpiração nos vegetais é realizada nos estômatos, estruturas presentes nas folhas que se abrem para liberação de água. Vários fatores determinam a abertura dos estômatos: luminosidade, temperatura, vento, humidade do ar e etc. Ipê, planta caducifólia com folhas

Algumas plantas possuem mecanismos para impedir ou diminuir a perda de água em locais ou períodos de escassez. São as plantas caducifólias, essas plantas são encontradas em locais que passam por períodos de escassez de chuva, nesses períodos elas perdem todas as folhas para impedir a perda de água pela transpiração e assim conseguem preservar água até a volta da estação chuvosa. O Ipê e o bordo são exemplos de plantas caducifólias.

As plantas que vivem em regiões que são húmidas o ano todo ou que chove o ano todo não precisam preservar água e mantem as folhas o ano todo. Elas renovam as folhas pouco a pouco, como a mangueira e a seringueira.

Preste atenção ao seu redor e veja como estão as árvores….