24/08/2017 iGUi Ecologia 0Comment

As cataratas do Iguaçu são um conjunto de cachoeiras que se formam pelo estreitamento do rio Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina. O nome “Iguaçu” deriva da língua guarani e quer dizer “água boa, maravilhosa”. O conjunto consiste de 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu. Algumas das quedas individuais têm até 82 metros de altura, embora a maioria tenha cerca de 64 metros. A mais famosa, Garganta do Diabo, tem uma queda em forma de e 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento, é a mais impressionante de todas as cataratas e marca a fronteira entre a Argentina e o Brasil.Cataratas do Iguaçu

O rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800 m e no lado argentino de 1.900 m. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2.780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos. Dois terços das cataratas ficam em território argentino. A junção entre a água marca a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Existem pontos nas cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai, que têm acesso ao rio Iguaçu, onde as fronteiras dos três países podem ser vistas.

Na década de 1930, o Brasil e a Argentina criaram parques nacionais, um em cada país. O objetivo é preservar a vida selvagem e a bela paisagem proporcionada pelas quedas-d’água. Em 1984, o parque argentino foi considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Dois anos mais tarde, o parque brasileiro, situado no estado do Paraná, também foi incluído na lista de patrimônios naturais. Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos lugares mais belos do mundo e recebe a visita de aproximadamente dois milhões de pessoas por ano.

cataratas