08/09/2015 iGUi Ecologia 6Comment

Como é realizado o tratamento de esgoto

A própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes (todas as substâncias líquidas geradas em processos industriais ou originárias de esgotos domésticos) essa matéria orgânica é em grande quantidade exigindo um tratamento mais eficaz.

No Brasil, apenas 49% do esgoto produzido é coletado por meio de rede, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e destes somente 10% são tratados. As regiões metropolitanas e grandes cidades possuem extensos volumes de esgoto que são despejados sem tratamento nos rios e mares resultando na poluição das águas. A solução é a implantação de várias Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) que reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.

De acordo com a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o método utilizado nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados, onde há uma fase líquida e outra sólida.O método, desenvolvido na Inglaterra em 1914, é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.

No Interior do Estado de São Paulo, além das estações convencionais a Sabesp dispõe de lagoas de tratamento. Já no Litoral, as instalações adotam o método de lodos ativados e em algumas cidades há emissários submarino para lançar os esgotos tratados no mar.

Saiba como funciona o processo de tratamento de esgotos, de acordo com a SABESP:

Fase líquida

tratamento_esgotos_liquido

 

Fase sólida

tratamento_esgotos_solido

  • Achei interessante.

    • Igui Ecologia

      🙂

    • Excelente post, informativo e inteligente

  • Julia Correia

    Interessante, mas como é mesmo que cada fábrica da Igui trata do seu esgoto antes de enviar para a rede pública, considerando que usa materiais tóxicos e não biodegradáveis?

  • Excelente artigo, informativo e muito bem escrito, parabéns!