12/07/2016 iGUi Ecologia 0Comment

Maré é o movimento de subida e descida das águas do mar, que é explicado pela lei da gravidade de Isaac Newton. A lua não exerce essa influencia na maré sozinha. O sol também tem um papel importante nesse movimento, embora seja menor que a influência da lua, pois está mais distante da terra.

LuaA lua, assim como o sol e a terra, não está parada. Ela gira ao redor da terra que por sua vez gira ao redor do sol. E, da mesma forma que a terra atrai a lua, a lua atrai a terra, só que com menos intensidade. O efeito da atração da lua não exerce nenhuma influência nos continentes mas afeta os oceanos. A influência da lua provoca correntes marítimas que geram duas marés altas e duas baixas diariamente. A diferença entre marés pode ser quase imperceptível ou bem grande, dependendo principalmente da posição dos astros em relação à terra, ou seja, das fases da lua que são as seguintes:

Lua nova: sol, lua e terra estão alinhados , o sol e a lua estão na mesma direção. A força de atração é somada causando elevação máxima da maré.
Lua minguante: a lua está a oeste do sol, quase formando um ângulo de 90° entre eles. A atração é quase nula causando a menor elevação da maré.
Lua cheia: o sol, a lua e a terra estão alinhados novamente, só que agora a terra está entre o sol e a lua. A atração causa novamente grandes elevações das marés.
Lua crescente: a lua está a leste do sol, quase formando um ângulo de 90°. Nessa fase a gravitação da lua se opõe à gravitação do sol, como a lua está mais próxima da terra o sol não consegue anular totalmente a força gravitacional da lua a maré ainda apresenta uma ligeira elevação.

Mas esse jogo de forças não é igual em toda parte, porque o contorno da costa e as dimensões do fundo do mar também alteram a dimensão das marés. Em certas regiões abertas, a água se espalha por uma grande área e sobe só alguns centímetros nas marés máximas. Em outras, como um braço de mar estreito, o nível pode se elevar vários metros.