15/05/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Nuvem é um conjunto visível de partículas de água no estado sólido ou líquido, ou ainda de ambos ao mesmo tempo. Podem ter diversas cores que variam do branco ao cinza escuro e diversos formatos que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos.

Nuvens negras com chuvaAs nuvens são formadas a partir da condensação do vapor de água. Quando o calor do sol atinge a superfície de mares, rios, lagos provoca a transformação da água do estado líquido para o gasoso. Como o vapor é mais leve ele sobe até a atmosfera onde o ar está em temperatura mais baixa, fazendo com que o vapor vire líquido promovendo a formação da nuvem por meio da transformação do vapor em pequenas gotas de água ou cristais de gelo. Como é necessário calor para a água mudar do estado líquido para o gasoso existem mais nuvens nos dias de calor. Quando a condensação (transformação do vapor em líquido) ocorre perto do solo, formam-se as neblinas.

Uma vez formada a nuvem poderá evoluir, crescendo ou se dissipando. A dissipação da nuvem é resultado da evaporação das gotículas de água, que a compõem, em razão de um aumento de temperatura ou pela mistura com uma massa de ar seco. Outro destino da nuvem é a chuva, com o tempo o acúmulo de gotículas de água e gelo torna a nuvem cada vez mais pesada fazendo com que ela se aproxime da terra, onde as temperaturas são mais altas, derretendo o gelo e fazendo com que a chuva caia.

Com relação ao formato das nuvens, existem mais de dez tipos diferentes, de acordo com quantidade de partículas de água e a distribuição no céu, com três formas principais: Cumulus (distribuídas em faixas, como partes do algodão, brancas e fofas); Stratus (distribuídas uniformemente, em camadas, como um lençol, cobrindo o céu; e Cirrus (como linhas pinceladas).

Sai e veja como está o céu!!! Qual é a forma das nuvens???