24/11/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Em cinquenta anos (1961-2012), a Coreia do Sul conseguiu revolucionar o saneamento do país, garantindo hoje acesso à água e coleta de esgoto para todos. Durante esse período, as demandas agrícolas, industriais e municipais foram atendidas de forma segura, e o impacto da seca e das inundações foi mitigado. Enquanto a população dobrou de 25 milhões (1961) para 50 milhões (2012), as taxas de conexão de abastecimento de água aumentaram de 17% para 98%, e as taxas de conexão e tratamento de esgotos aumentaram de cerca de 2% para cerca de 90%. No relatório publicado pelo país em 2016 eles explicam como foi o processo.

A transformação, bem-sucedida, do setor de água baseou-se em três decisões seminais. Primeiro, o país fez do desenvolvimento do setor de água uma parte integrante da transformação da economia. Em segundo lugar, o país adotou metas do setor de água bem como desenvolveu e aplicou as leis, fortaleceu as instituições e forneceu recursos financeiros para traduzir metas em resultados no terreno. Em terceiro lugar, o governo instituiu monitoramento rigoroso e relatórios de recursos e resultados para responsabilizar as instituições sobre os avanços realizados no setor.Coréia do Sul

No relatório eles ainda pontuam 4 lições que podem ser utilizadas em qualquer país:

  • Vontade política forte e contínua: Ao se concentrar em integrar as questões da água com o desenvolvimento econômico geral e abordando as questões da água que surgem em outros setores (saúde, meio ambiente, desenvolvimento urbano), os governos sucessivos na Coréia proporcionaram amplo apoio ao desenvolvimento do setor.
  • Os arranjos institucionais foram claros e os ajustes foram feitos conforme necessário: Algumas agências receberam a responsabilidade de desenvolver o setor. Essas agências tinham os conhecimentos setoriais para fazer as melhorias necessárias e eram adequadamente apoiadas por altos funcionários do governo.
  • O desenvolvimento do setor foi possível devido a subsídios adequados e explícitos: Dado os benefícios maiores para a sociedade decorrentes da qualidade dos serviços de água e esgoto, os sucessivos governos fizeram uma escolha política para apoiar o desenvolvimento do setor através de subsídios.
  • Informações abrangentes do setor estavam prontamente disponíveis para definir e ajustar políticas: Uma característica interessante do setor de água coreano foi que a informação técnica e financeira estava prontamente disponível, o que ajudou os formuladores de políticas a acompanhar continuamente o progresso.

Parabéns a Coréia do Sul……