21/09/2015 iGUi Ecologia 0Comment

Dia 21 de setembro – Dia da árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira. Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.

Importância das árvores:

– Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;

– Servem de moradia para diversas espécies de pássaros;

– As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;

– Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc;

– Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos;

– Evitam a erosão do solo;

– As árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas.

Objetivos da data

– Conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida;

– Criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades;

– Desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.