12/09/2016 iGUi Ecologia 2Comment

A água é essencial para a nossa sobrevivência e desde a formação dos primeiros povoados, a facilidade para obter água sempre foi uma prioridade na escolha do local onde as cidades começariam. Água de poçoOs homens procuraram habitar regiões próximas aos rios devido a abundância de água potável fundamental para os seres humanos, suas plantações e criações de animais. E, por muito tempo, em muitos locais, retirar água diretamente de rios e lagos foi a forma mais comum de se obter água.

Com o passar do tempo, devido ao aumento do número de pessoas, à escassez de água e o desenvolvimento da tecnologia, foram desenvolvidas diferentes formas de obter água. Recolher água da chuva através da construção de reservatórios que captam e armazenam a água ou cavar poços para extrair água dos aquíferos subterrâneos são exemplos dessas tecnologias. Mas ainda há tecnologias diferentes e surpreendentes:

  • Recolher umidade do ar: Um exemplo recente dessa tecnologia chama-se Warka Water. Trata-se de uma estrutura de 10 m feita de bambu coberta por uma tela de plástico bem fina que capta as gotículas de água presentes do ar, através da condensação e armazena a água em um recipiente no solo. Cada estrutura dessa pode gerar 100 litros de água por dia.
  • Extrair água do aquífero subterrâneo usando um brinquedo de crianças: Essa ideia foi acoplar a bomba que puxa água do subsolo a um brinquedo do tipo gira-gira. O movimento do brinquedo aciona as bombas que puxam a água para um tanque que está a 7 metros do solo e conectado a uma torneira. Essa tecnologia permite que 1400 litros de água sejam bombeados a cada hora.

Para maiores informações: http://www.warkawater.org e http://www.playpumps.co.za