09/05/2017 iGUi Ecologia 1Comment

A água é um elemento essencial não apenas para os seres humanos, mas também para todos os seres vivos. Por isso apesar da ingestão de água ser indispensável para os seres humanos a água pode ser um veículo de transmissão de doenças pois alguns organismos vivem na água a vida toda ou apenas uma parte dela, ou ainda apenas utilizam a água para reprodução ou transporte. As doenças relacionadas à água são aquelas que sua transmissão está ligada de alguma maneira a essa substância. Podendo estar diretamente relacionadas por sua ingestão, pela falta da água ou indiretamente, como é o caso da dengue.

água para beberAs doenças relacionadas com a água podem ser transmitidas por diversas formas, tais como:

  • Ingestão de água contaminada: trata-se da ingestão de água com substâncias ou organismos patógenos aos seres humanos. Algumas das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada são amebíase, cólera, giardíase e hepatite A.
  • Contato com água contaminada: O contato com a água pode permitir que organismos patogênicos entrem por nossa pele ou mucosas e desencadeiem problemas graves de saúde. Esquistossomose e leptospirose são as principais doenças causadas pelo contato com água contaminada.
  • Falta de saneamento básico e falta de água: Não lavar as mãos adequadamente, não lavar os alimentos ou lavá-los com água contaminada, também pode provocar doenças. Alguns exemplos são verminoses como a ascaridíase e tracoma (uma infecção ocular causa por bactéria).
  • Vetores que se desenvolvem na água: Quando o ciclo de vida dos vetores de doenças envolve a água, dizemos que as doenças por eles causadas possuem relação com nossos recursos hídricos. É o caso da dengue e da malária.

A prevenção de doenças relacionadas com a água conta com algumas medidas bastantes simples. Entre as principais medidas de prevenção, podemos citar: ter bons hábitos de higiene, garantir o destino adequado de nossas fezes e do nosso lixo, lavar bem os alimentos, beber apenas água tratada ou fervida, evitar entrar em contato com água de qualidade duvidosa e não deixar água acumulada.

E você faz a sua parte?

 

  • Nossa, com certeza todos devemos repassar pelo menos o básico a população mais carente e que não possui tratamento de água.
    Ferver a água e outras medidas são ncessárias para evitar muitas doenças.