21/03/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Ecossistemas aquáticos continentais abrangem os ecossistemas aquáticos de água doce, como rios, lagos, lagoas e geleiras; assim como os recursos hídricos subterrâneos que são os lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos. Os ecossistemas aquáticos continentais são importantes componentes da biosfera pois participam intensamente no processamento e fluxo de matéria entre ambientes terrestres, aquáticos e atmosfera.

Esses ecossistemas abrangem interações complexas e dinâmicas entre seres vivos e os nutrientes e as condições ambientais, contribuindo para os ciclos biogeoquímicos globais. Além disso, os ecossistemas aquáticos continentais são compostos por diferentes habitats ou compartimentos, que apesar de distintos mantêm estreita comunicação entre si.

Os principais ecossistemas aquáticos continentais são:

  • Ecossistemas lacustres: que são os lagos, lagoas e lagunas. São ecossistemas aquáticos formados em depressões no terreno, geralmente com hidrodinâmica reduzida.
  • Rios e riachos: Ecossistemas aquáticos com movimentação horizontal e unidirecional das correntes e uma grande interação com sua bacia hidrográfica.
  • Áreas alagadas, pantanosas ou zonas úmidas: Ecossistemas que, ou está permanentemente sob inundação em áreas rasas ou sofre inundações (periódicas ou não), com flutuações de nível e geralmente apresentam solo saturado de água.

Semana da água no iGUi Ecologia!