18/01/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Embalse é a palavra em espanhol para reservatório. Reservatório é o acúmulo de água produzido por uma construção no leito de um rio que encerra parcial ou completamente seu canal. A construção do reservatório pode ocorrer por causas naturais, como, por exemplo, o colapso de uma encosta em um estreito trecho de rio, o acúmulo de lençóis de gelo ou construções feitas por castores e obras feitas pelo homem para tal fim.

No caso do Embalse El Yeso a barragem foi construída por dez anos e foi inaugurada em 1964. O reservatório tem uma capacidade de 253 milhões de metros cúbicos, sendo a principal fonte de água potável para os sete milhões de habitantes da região metropolitana de Santiago. Ele fica no Chile localizado na cordilheira dos Andes a uma altitude de 2.500 metros acima do nível do mar, na comunidade de San José de Maipo, província da Cordilheira, região metropolitana de Santiago.Turistas em El Yeso

A água desse reservatório provém do rio Yeso, mas antes de entrar nesta lagoa artificial de mais de 8 quilômetros quadrados de superfície, a água passa por uma série de zonas húmidas que funcionam como esponjas e são realmente os reservatórios naturais da cidade. Se essas zonas húmidas não existissem, a água das geleiras e o derretimento da neve correriam pelo chão sem infiltrar nos aquíferos subterrâneos.

Além de abastecer grande parte da cidade de Santiago e arredores o Embalse El Yeso é uma grande atração turística que atrai milhares de turistas o ano inteiro.