13/11/2017 iGUi Ecologia 0Comment

As águas dos oceanos ártico e antártico muitas vezes oferecem shows bonitos e incomuns em sua superfície. Um deles é conhecido como flores de gelo. Essas formações estranhas que podem ocupar grandes extensões de gelo marinho têm sua origem em vapor de água que escapa através de pequenas fendas de gelo superficial. Ao entrar em contato com o ar frio e carregado de umidade, o vapor se congela sem atravessar o estado líquido, cristalizando de forma a gerar essas curiosas estruturas.Flor de gelo

Através desse processo, que ocorre a temperaturas próximas a 22 graus abaixo de zero, as estruturas das flores de gelo crescem verticalmente, à medida que o ar carregado de umidade entra em contato com a geada recém-formada, desde que a temperatura seja baixa o suficiente, ou seja, ele precisa ser cerca de 20°C mais frio do que a água, e como a água do mar congela em torno de -2°C, o ar deve estar em cerca de -22°C.

No entanto, a principal característica das flores de gelo do mar, é que, ao contrário do gelo normal, são salgados, já que o mar de gelo poroso em que formam espreme a água salgados em um processo conhecido como rejeição de salmoura. Este excesso de sal é coletado nos cristais de gelo, fazendo com que a salinidade dessas flores atinja quase três vezes a da água do mar.

Flor de gelo