06/01/2017 iGUi Ecologia 0Comment

A Floresta de Árvores Tortas é um bosque de pinheiros de forma estranha, localizada perto de Nowe Czarnowo, no oeste da Polônia. A floresta contém cerca de 400 pinheiros que crescem com uma curva de 90 graus na base de seus troncos. Todas as árvores são dobradas para o norte e cercadas por uma grande floresta de árvores que crescem em linha reta. Os pinheiros foram plantados por volta de 1.930 quando a área ainda pertencia a província alemã da Pomerânia.

As árvores tortasO quadro de cultivo é um grande mistério, pois não se sabe como estas árvores ficaram com essa forma. À primeira vista ouviu-se dizer que teriam sido originadas pela ação dos ventos, mas logo se descartou esta possibilidade pelo fato de serem rodeadas por um bosque bem maior de pinheiros retilíneos. Outros contam que foram plantadas por carpinteiros do Serviço Secreto Alemão e que depois de deixá-las crescer de 7 a 10 anos começaram a modificá-las, pressionando-as com máquinas. Existem ainda especulações de que as árvores teriam sido destinadas à fabricação de móveis de madeira curvada, à costelas para cascos de barco ou cangas de boi e arados.

No entanto, os moradores locais desmentem todas as teorias e asseguram que não se trata de nada mais nada menos que um capricho da natureza. Na realidade existem vários mitos ao redor deste peculiar bosque, mas nenhuma informação é fidedigna e o bosque curvado da Polônia segue como um dos grandes mistérios do mundo que desafiam a gravidade e confundem os sentidos.