28/12/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Projeto

A hidrelétrica das Três Gargantas é a maior hidrelétrica do mundo. O projeto apresenta números impressionantes: 40.000 trabalhadores participaram da sua construção que demorou 17 anos para ser concluída a um custo estimado de 28 bilhões de dólares, ao longo de sua construção mais de 1,2 milhões de pessoas foram deslocadas, 13 grandes cidades, 140 cidades pequenas e 1350 vilarejos foram inundados e possui um reservatório de água de mais 600 km. É a estrutura de concreto de maior massa da Terra.

Para se ter uma ideia da capacidade de armazenamento desta barragem, se o seu lago artificial for totalmente cheio, aproximadamente 10 trilhões de galões (40 quilômetros cúbicos) de água, a duração de um dia na Terra seria prolongada em 0,06 microssegundos por conta do imenso deslocamento de massa causado. O povo e principalmente o governo chinês consideram a barragem um sucesso pois seus 34 geradores, cada um pesando 6.000 toneladas, produzem uma capacidade total de energia de 22.500 MW, que é energia elétrica suficiente para 60 milhões de chineses substituindo a queima de 30 milhões de toneladas de carvão por ano.Geradores três gargantas

A verdade é que ninguém sabe que tipo de impacto a longo prazo a barragem tão gigantesca terá sobre o meio ambiente. O acúmulo de pressão sobre a terra onde o reservatório da barragem está, tem causado muitos deslizamentos de terra. Além disso, o reservatório de água fica em cima de duas linhas de falhas diferentes e tem sido responsabilizado por um aumento da atividade sísmica. Além disso há indícios que as populações de peixes estão em declínio e a poluição está aumentando porque a natureza de auto-limpeza do rio foi sufocada pela barragem.

As fontes de energia renováveis como o sol e o vento ainda continuam sendo a melhor opção!