22/03/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Nesta semana, em Brasília, está ocorrendo o 8º Fórum mundial da água. O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”. Neste evento está sendo discutido vários temas, mas um em destaque nos chamou a atenção. No painel “Envolvendo todos por meio de um processo voltado para os interessados” discutiu-se os desafios para envolver todos os agentes interessados à gestão da água, porém quanto mais agentes envolvidos mais difícil fica alcançar um consenso ou tomar uma decisão. Portanto, para que o envolvimento não se torne apenas mais um discurso, o fórum serve para estabelecer alternativas, soluções e propostas. Mas, porque ter um dia somente para a água???

Aproximadamente 70% da superfície terrestre está coberta por água. A água líquida constitui os oceanos, rios e lagos, nas regiões polares concentram-se as massas de gelo e o vapor constitui parte da atmosfera terrestre. Embora os oceanos cubram grande parte do planeta, sua água é inadequada para o consumo de muitos seres vivos, incluindo os seres humanos, devido a sua alta salinidade. Menos de 3% de toda a água do planeta é de água doce e a maior parte está indisponível, presente nas geleiras e nas neves no topo de montanhas. O restante está dividido nos rios, lagos, aquíferos e vapor d’água (http://www.iguiecologia.com/diferentes-formas-de-obter-agua/ ).

Além da água doce disponível para consumo ser bem pouca ela não é distribuída igualmente no mundo todo, assim em alguns locais a água doce sempre foi um recurso valioso. Apesar da escassez de água natural, o ser humano ainda diminuiu bastante a quantidade de água potável disponível poluindo o pouco de água doce disponível. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene (http://www.iguiecologia.com/escassez-de-agua/ ).

Mesmo em outros planetas já foram identificadas grandes quantidades de água, constatando que a água é relativamente comum por todo o sistema solar. Grandes quantidades de gelo já foram encontradas em Mercúrio, na Lua e em Marte e a água no estado de vapor pode ser encontrada em Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Ou seja, todos os planetas de alguma maneira têm água presente, seja na superfície, em crateras ou na atmosfera. Mas apenas na Terra, a água está presente nos 3 estados: sólido, líquido e gasoso (http://www.iguiecologia.com/agua-reciclada-na-estacao-espacial-internacional ).

A água é de fundamental importância para todos os seres vivos na natureza. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. A grande importância da água é a capacidade de mediar reações bioquímicas tanto no interior quanto entre as células dos organismos. Muitas das características não usuais da água são essenciais para a evolução da vida na Terra, a começar por sua capacidade de atuar como solvente para inúmeras substâncias. A água também é fundamental para as plantas, já que sem a água a planta não consegue realizar fotossíntese, reação química importante não só para as plantas, mas para todo os seres vivos.

O corpo humano é constituído em média de 60% de água, o sangue chega a ser constituído em mais de 90% de água. O suor, utilizado para manter a temperatura corporal constante em cerca de 37 °C, é uma das principais causas de perda de água. A água é também o principal componente da urina, que excreta os rejeitos gerados pelo metabolismo. No total, cerca de dois litros de água são perdidos diariamente do corpo de uma pessoa adulta. Desta forma, a mesma quantidade deve ser reposta para evitar a desidratação, através do consumo de água tratada e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Dada a sua importância para o transporte de substâncias e para a manutenção da temperatura corporal, os efeitos da desidratação são logo percebidos e, no caso de nenhuma ingestão de água, o indivíduo morre em no máximo quatro dias.

Por se tratar de um recurso essencial à vida, a água doce sempre determinou a dinâmica populacional dos seres humanos. Desde a pré-história, a busca por água potável influenciou as migrações humanas devido aos problemas relacionados ao estoque e transporte deste recurso. Grandes civilizações desenvolveram-se ao longo de rios, como os egípcios que habitavam as margens do rio Nilo, a Babilônia ao longo dos rios Tigre e Eufrates e muitos outros. A água mantém a vida na Terra e também sustenta todo o estilo de vida da humanidade de forma indispensável, sendo usada para consumo e higiene, produção de alimentos, navegação e geração de energia, dentre muitos outros. Contudo, o uso de quantidades cada vez maiores de água e a falta de cuidado com os dejetos gerados trouxeram uma série de problemas que comprometem a qualidade e a durabilidade dos recursos hídricos.

Poluição por esgoto domésticos, efluentes químicos de indústrias e da agricultura são os principais problemas enfrentados para ter acesso a água limpa e de qualidade (http://www.iguiecologia.com/diferenca-agua-poluida-e-agua-contaminada/  , http://www.iguiecologia.com/poluicao-provoca-evolucao-de-bacterias-resistentes/ ). A construção de barragens para usinas hidrelétricas, são também problemas sérios, pois mudam o curso e a velocidade da correnteza. A retenção das águas de um rio pode alterar completamente o ecossistema de um local, prejudicando populações animais matar animais, e resultando no remanejamento de pessoas que moram no local.

Algumas atitudes para preservação da nossa água devem ser tomadas pelos governos em todas as esferas e é nosso dever cobrar coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água potável, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, ações contra o desmatamento etc. Mas sem esquecer da nossa parte em cada residência que é evitar o desperdício, reduzir o consumo de água e utilizar mais água da chuva e reaproveitar água, não jogar lixo na rua e nos rios etc.

Várias alternativas já estão em andamento para que cada vez mais possamos utilizar a água e seus recursos de maneira sustentável (http://www.iguiecologia.com/primeiro-parque-eolico-flutuante-do-mundo/ , http://www.iguiecologia.com/vamos-economizar-agua/ , http://www.iguiecologia.com/coreia-do-sul-e-modelo-de-gestao-hidrica/  http://www.iguiecologia.com/servicos-ambientais/ )

A preservação da água é fundamental para garantir água potável hoje e para as gerações futuras. Faça sua parte! Feliz dia da água!

Dia Mundial da água