10/04/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Os icebergs são imensos blocos de gelo que se desprenderam das calotas polares e podem ser encontrados vagando pelos mares árticos e antárticos, que possuem águas geladas impedindo que os icebergs derretam. Alguns icebergs vão mais longe mas acabam se dividindo em pedaços menores chamados “growlers” e por fim derretendo. Estima-se que a formação dos atuais icebergs tenha começado há pelo menos 3.000 anos, quando se acumulou a neve que lhes deu origem. Esse acúmulo monumental faz com que, nas camadas mais profundas, a neve se transforme em enormes lâminas de gelo, compactadas pela pressão das camadas superiores.

icebergComo são pedaços de calotas polares os icebergs são formados de água doce. Mesmo o gelo que se forma na superfície do mar nunca chega a formar grandes blocos já que a pressão que a água exerce a vários metros de profundidade não permite que ela congele. De cada iceberg apenas 10% da sua massa fica acima da superfície e visível, o que os torna um perigo para a navegação, um exemplo disso foi o naufrágio do famoso transatlântico Titanic após colidir com um iceberg.

Os icebergs podem ter tamanhos e formatos diferentes. O maior iceberg já registrado foi um enorme bloco de 26 100 quilômetros quadrados – uma área um pouco menor que a do estado de Alagoas. Ele se desprendeu da Antártica em 1986 e pouco depois ele rachou em 3 pedaços, e um dos pedaços quase chegou ao litoral brasileiro, o que é um fato muito raro devido as altas temperaturas distantes do mar antártico.

Veja a nossa entrevista com a Profa. Dra. Rosalinda Montone na Antartica http://www.iguiecologia.com/entrevistas/ e as belas paisagens dos icebergs.