05/04/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Quando falamos em borboletas logo vem a nossa mente imagens de dias ensolarados e locais floridos e coloridos. As borboletas podem ser encontradas em quase todo o planeta, com exceção de desertos áridos e a Antártica. O Brasil é o quarto lugar do mundo em diversidade de borboletas, com 5.000 espécies cadastradas, sendo uma fauna extremamente importante e exuberante. Por aqui podemos encontrar belíssimas espécies como as borboletas Morpho, de cor azul metálica e a gigantesca Caligo ou borboleta-coruja, com impressionantes 16 cm de envergadura.borboletas

Habitats foram destruídos em grande escala e agora os padrões de clima estão mudando de forma imprevisível em resposta à poluição da atmosfera, fazendo com que várias espécies sejam extintas ou ameaçadas de extinção, mas o desaparecimento dessas belas criaturas é mais grave do que apenas uma perda de cor no campo.

As borboletas possuem importância ecológica e econômica:

  • Borboletas são indicadores de um ambiente saudável e de ecossistemas saudáveis.
  • Áreas ricas em borboletas são ricas em outros invertebrados. Estes fornecem coletivamente uma ampla gama de benefícios ambientais, incluindo polinização e controle natural de pragas.
  • Borboletas são um elemento importante da cadeia alimentar e são presas de pássaros, morcegos e outros animais insetívoros.
  • Milhares de pessoas viajam para o exterior a cada ano em busca de borboletas. Os passeios ecológicos proporcionam um rendimento valioso para muitos países europeus e países em desenvolvimento em todo o mundo (por exemplo, o Vale das Borboletas na Grécia e o Poleiro das Monarcas, no México).
  • Cada borboleta desenvolveu seu próprio conjunto de produtos químicos para deter predadores e parasitas, encontrar um parceiro e superar as defesas químicas de sua planta hospedeira. Cada um desses produtos químicos tem um valor potencial e pode ser explorado economicamente.

borboletas Na Universidade da Florida existe um borboletário e tive o prazer de conhecer… é um lugar incrível e ótimo para levar as crianças. Assim que você entra tem um guia de identificações que você pode levar durante todo o passeio. Tem também monitores que te explicam tudo sobre a biologia das borboletas, até o modo certo de segurá-las para não machucar. Podemos observar elas se alimentando nas flores e nas frutas bem de pertinho.

Ao sair vamos para uma antessala onde é verificado se ainda existe alguma borboleta presa em você. Deste modo podemos retornar o animal ao borboletário. Na saída passamos por um corredor com borboletas de diversos países e no “berçário” onde ficam os casulos prestes a nascer. Vale a pena conferir!! borboletas

Borboleta

Borboleta Comendo Banana

Borboletário da Universidade da Florida

Borboleta

Borboleta

Borboletas

Menor Borboleta do Mundo

Como chegam alguns casulos

Casulos

Borboleta comendo banana

Crianças identificando borboletas com guia

Observação de Borboletas

Borboletas

Borboletas de diversos países