06/11/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Trata-se de uma ilha de lixo que flutua no Mar do Caribe, entre as costas de Honduras e Guatemala. São acúmulos de objetos descartados que periodicamente chegam às praias e que, ultimamente, tornou-se uma fonte de tensão nas relações bilaterais entre os dois países. Por mais incrível que posa aparecer isso não é um fenômeno novo, ele é desconhecido de grande parte da comunidade internacional, mas é uma realidade do cotidiano daquela região. Até por isso, as imagens do “mar de lixo” no norte de Honduras viralizaram nas redes sociais nas últimas semanas.

mar de lixo em honduras

A fotógrafa britânica Caroline Power visitou recentemente a área e publicou várias fotos que mostravam as águas próximas à ilha turística de Roatán, repletas de detritos antropogênicos, ou seja, lixo.

Os moradores locais e os turistas se sentem incomodados com a situação pois não é agradável se deitar em uma areia ou mergulhar no mar onde há lixo.

Por outro lado, acredito que seria válido chamar a fotografa britânica para conhecer as praias do Brasil. Se ela ficou assustada com o que viu no Caribe imagina quando for em uma praia no Rio de janeiro, por exemplo!