07/11/2016 iGUi Ecologia 0Comment

Grande parte do planeta Terra é composta de água, e a maioria da água presente no mundo é salgada e é proveniente dos oceanos. Afinal, toda porção de água salgada é chamada de oceano? Apesar de serem comumente usados como sinônimos, mar e oceano são expressões criadas para designar diferentes acidentes geográficos marinhos.

Mar MortoA principal diferença entre mar e oceano é a sua extensão territorial. Os oceanos ocupam grandes extensões e delimitam os continentes enquanto os mares são bem menores e costumam ser delimitados pelos continentes em boa parte de suas entradas. Outra diferença é na profundidade, os oceanos podem atingir quilômetros de profundidade enquanto os mares possuem uma profundidade que costuma ficar em algumas centenas de metros.

 Os mares precisam ter uma ligação com os oceanos. O Mar Morto, por exemplo, não é classificado como mar, pois ele não possui ligação direta com nenhum oceano. Sua salinidade, portanto, não lhe confere o título de mar, sendo classificado como um grande lago de água salgada.

Enquanto existem apenas três oceanos no planeta – Índico, Pacífico, Atlântico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, há centenas de mares por todos os cantos do planeta.