05/06/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Hoje me deparei com o movimento Greenk. Achei superinteressante a junção de duas palavras e a finalidade do movimento… Vou explicar para vocês:
Greenk é a junção de duas palavras, Greek e Green. Greek significa os apaixonados por tecnologia, computadores, smatphones, games, aplicativos, séries, desenhos, app e todo tipo de novidade da cultura pop. E, Green, verde em inglês, é uma palavra com sentido mais amplo pois representa quem se preocupa com o meio ambiente e o futuro do nosso planeta. Deste modo foi criado o movimento GREENK, que tem que tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico.

O que é lixo eletrônico ou e-lixo, ou também conhecido como REEE (resíduos de equipamentos eletrônicos)? Ele é todo o resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Não se pode jogar em lixo comum pois estes aparelhos albergam uma série de compostos químicos, como mercúrio, cadmio, arsênio, zinco e chumbo, que podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente, causando severos riscos até para a nossa saúde.

O movimento Greenk cuida desse lixo dividindo-o em duas linhas de frente: a linha verde e a linha marrom. A linha verde são os celulares, notebooks, impressoras, tablets, acessórios, fios, mouses, teclados. E, a linha marrom televisão, DVD/VHS e aparelho de som. As duas linhas representam justamente aqueles equipamentos que utilizamos em nosso dia-a-dia, mas quando descartamos não o fazemos de maneira correta e o movimento Greenk pode nos auxiliar.

Os maiores produtores de lixo eletrônico são a china, USA e Japão. O Brasil está em sétimo lugar. E os países que descartam corretamente o lixo eletrônico são: Suíça, Noruega e Suécia. O Brasil nem entra no rank…

Recentemente foi promovido o maior festival de tecnologia e sustentabilidade do Brasil, o GREENK TECH SHOW. Nele foi coletado 77.827,15 kg, ou seja, quase 78 toneladas de e-lixo durante o festival.

Veja o que aconteceu com os eletrônicos descartados no evento:

SEJA CONSCIENTE E PROCURE DESCARTAR O SEU E-LIXO DEMANEIRA CORRETA
SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE E SEM PREJUDICAR VOCÊ