09/01/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Serrapilheira é uma camada que fica acima do solo e é formada por restos de folhas, galhos, frutos e demais partes vegetais bem como restos de animais e excretas. Essa camada é observada em florestas e bosques e sua composição varia de acordo com o ecossistema onde ela se encontra e suas características. Por exemplo, florestas tropicais com grandes quantidades de árvores e animais somados ao alto índice pluviométrico e altas temperaturas produzem maior quantidade de serrapilheira.

Lixo de folhasPode parecer que essa camada não tem muita importância, sendo apenas um “lixo” que as plantas e animais descartam no solo, porém quantidades significativas de nutrientes podem retornar ao solo através da decomposição desses componentes. Além disso, ela torna o solo mais estável (diminuindo a erosão), funciona como isolante térmico e também retém água no solo.  Outra função importante é abrigar sementes e mudinhas que podem servir de banco de sementes garantindo a estabilidade do ecossistema.

A serrapilheira também tem sido utilizada nos processos de recuperação de áreas degradadas. Nesses casos a serrapilheira de uma área florestal é retirada e levada até a área degradada. Dessa forma o solo exposto é coberto, minimizando os estragos causados pela chuva e pela erosão e o banco de sementes pode ajudar a recolonizar o local.