22/06/2017 iGUi Ecologia 1Comment

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nessa agenda estão previstas ações que buscam atender as necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras nas áreas de segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, energia, água e saneamento entre outros. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que arcar com o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos.

Os objetivos foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013. Todos os setores participaram da construção dos objetivos, para citar algumas dessas contribuições, vale a pena lembrar do relatório feito com as contribuições de diversos grupos organizados da sociedade civil “Um milhão de vozes: o mundo que queremos”, a pesquisa online “Meu mundo” e as recomendações de acadêmicos e cientistas convocados por meio da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável.Objetivos do Milenio

Vamos destacar aqui o objetivo 6, que busca assegurar água limpa e saneamento para todos:

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos

6.1 Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos.

6.2 Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

6.4 Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.

6.5 Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.

6.6 Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos

6.7 Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.

6.8 Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Todos os objetivos podem ser encontrados nesse site:

www.nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

E você … qual é o seu objetivo? Mexa-se!!

  • Sergio Fazanaro

    SOU UM REPRESENTANTE DA iGUi em São Pedro-SP, junto à SPLASH PISCINAS. Faça seu orçamento grátis. Atendemos toda a região. Independente de onde esteja, consulte nossos valores e condições.
    SERGIO FAZANARO ( 19-99726-4396 Vivo/whatsapp ).