14/10/2015 iGUi Ecologia 2Comment

Pegada ecológica… vamos entender o que é?

O conceito de pegada ecológica foi publicado em 1996 no livro “Pegada ecológica – reduzindo o impacto do
Pegada Ecológicaser humano na Terra” e consiste em uma metodologia para avaliar o quanto de recursos naturais nós utilizamos para sustentar nosso estilo de vida. A pegada ecológica corresponde ao tamanho, em hectares,
das áreas produtivas necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam os estilos de vida de cada pessoa contabilizando os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).

Existem inúmeras “calculadoras” disponíveis na internet que permitem calcular a pegada ecológica, entretanto todas são baseadas em estilos de vida globais que muitas vezes não condizem com a realidade brasileira. Durante a quinta edição do Congresso de Educação (CONGREDUC) realizada no dia 25/09, a WWF-Brasil lançou a calculadora brasileira da pegada ecológica. A diferença dessa calculadora é que ela foi adaptada para a realidade brasileira e é bem mais precisa que a metodologia utilizada anteriormente.

Você pode conferir sua pegada ecológica neste site: www.pegadaecologica.org.br para entender melhor o quanto o seu estilo de vida impacta o meio ambiente e ainda obter dicas de como diminuir os impactos ao meio ambiente.