10/07/2018 iGUi Ecologia 0Comment

O Peixe Sapo é membro da família Antennariide e tem esse nome popular por quê sua pele, sem escamas e com aparência cheia de rugas, assemelha-se a de um sapo. São peixes pequenos, curtos e encorpados com grandes bocas e as maiores espécies crescem cerca de 30 cm. Alguns são cobertos com espinhos e apêndices, podendo mudar de cor, tudo para ajudar a se camuflar na hora de atacar as presas já que são peixes que se movem lentamente e ficam aguardando a presa se aproximar para atacá-las. Podem ser encontrados em águas rasas e tropicais em quase todo o mundo. Peixe Sapo se camuflando

Uma característica marcante do peixe sapo é sua forma de locomoção, pois ele usa suas nadadeiras peitorais para caminhar no fundo do mar. Para cobrir curtas distâncias o peixe sapo pode andar como um animal de duas pernas movendo alternadamente suas nadadeiras peitorais ou pode se mover como um galope movendo duas nadadeiras peitorais simultaneamente. Em águas abertas eles podem nadar, mas não é muito comum.

Peixe sapo com a boca aberta preparado para comer uma presaComo a locomoção desse animal é lenta ele possui algumas adaptações especiais, uma delas é uma modificação na nadadeira dorsal, que faz com que ela se assemelhe a comida que a presa do peixe sapo come, funcionando assim como uma isca para as presas se aproximarem. Outra adaptação é a boca flexível, permitindo uma abertura 12 vezes maior do que o tamanho original da boca.

Veja o peixe-sapo se locomovendo: