14/12/2016 iGUi Ecologia 0Comment

Os polvos são conhecidos por diversas características, seja pela inteligência, por suas habilidades como predador ou para fugir do perigo. Mas as peculiaridades desse animal vão muito além disso, eles possuem 3 corações um para bombear sangue para todo o corpo e dois somente para bombear sangue para as brânquias. A cor azulada é devido a uma proteína que retém oxigênio, a hemocianina, e que contém cobre, nos humanos é vermelho porque a proteína que retém o oxigênio, a hemoglobina, contém ferro.

É um molusco marinho que possui o corpo mole, sem concha e 8 tentáculos com ventosas, uma curiosidade é que mais da metade dos neurônios estão nos tentáculos, isso significa que cada tentáculo pode realizar uma atividade diferente. O tamanho e peso variam de menos de 1 grama até 40 kg, de acordo com a espécie. São animais que vivem sozinhos a maior parte do tempo, podendo ser encontrados em tocas e entre pedras e, só encontram outros membros da mesma espécie na época na reprodução. São carnívoros e se alimentam de peixes, camarões e diversos invertebrados. SãoPolvo e as ventosas excelentes predadores pois possuem olhos bem desenvolvidos, tem a capacidade de nadar muito rápido sendo seus 8 tentáculos supereficientes em capturar presas. Eles possuem um bico córneo semelhante ao dos papagaios para possibilitar a quebra de carapaças mais rígidas como a dos caranguejos.

Esse animal possui características impressionantes para fugir dos predadores, além da capacidade de nadar rapidamente o polvo libera uma tinta escura que despista os predadores enquanto ele foge. Outra habilidade é a capacidade de mudar de cor para se camuflar e não ser percebido. Se mesmo assim o predador conseguir pegar algum tentáculo do polvo ele pode perder o mesmo pois ele consegue se regenerar facilmente.