08/02/2018 iGUi Ecologia 0Comment

De acordo com a Organização Mundial de Saúde “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social”. O saneamento ambiental consiste num conjunto de ações que inclui coleta de lixo, limpeza das vias públicas, tratamento de esgoto e fornecimento de água tratada para a população. Esse serviço é de fundamental importância para proporcionar um ambiente saudável, pois sua ausência desencadeia diversos problemas: poluição dos recursos hídricos, contaminação da água e de alimentos, transmissão de doenças (febre tifoide, malária, diarreia, cólera, amebíase, hepatite A, etc.), odores, entre outros.Falta de saneamento

Nos últimos anos, o Brasil verificou um avanço significativo no saneamento, mas o país ainda está muito atrasado em termos internacionais. Tanto o acesso à água tratada quanto aos serviços de esgotamento sanitário estão aquém dos observados por nações com padrões de desenvolvimento econômico semelhante. Para se ter uma ideia, o número de brasileiros que não tem acesso a água tratada chega a 35 milhões, segundo o Instituto Trata Brasil. E pior: mais de 100 milhões de pessoas não tem as suas casas ligadas a redes de esgoto no Brasil. E apenas 40% dos esgotos são tratados – a região norte é a que mais sofre, com apenas 14% do esgoto sendo tratados. Estima-se que o país demoraria cerca de 20 a 30 anos para universalizar o saneamento básico, e gastaria 500 bilhões de reais na empreitada.

A falta de saneamento adequado traz diversos problemas sociais, ambientais e econômicos ao país, mais de 15 milhões de pessoas morrem em todo o mundo por doenças infecciosas originadas pela falta de saneamento, segundo a OMS. As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.

Pressione seu governo local para um saneamento básico adequado na sua região! Lembre-se que você paga impostos e tem direito a isso!