20/11/2017 iGUi Ecologia 0Comment

 

O Rio Negro é um dos três maiores rios do mundo, seu volume d’água perde somente para o rio Amazonas e é o maior rio de águas pretas do mundo. Ele é também o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, na Amazônia.

Além disso, as águas negras escondem milhares de ilhas na época da cheia, que são reveladas depois que passa esse período. Porém, mesmo sendo escuras, as suas águas possuem uma transparência que varia entre 1,3 m e 2,3 m. Mas por que suas águas são tão escuras?Vista aérea do rio Negro no estado do Amazonas

As águas pretas do Rio Negro e de muitos de seus efluentes possuem valores de pH entre 3,8 e 4,9, sendo considerada ácidas. Isso ocorre em razão da grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas oriundas da drenagem dos solos arenosos adjacentes ao rio. Essa cor é resultado dos ácidos resultantes da decomposição de húmus no solo que são lentamente transportados para o rio.

O rio Negro começa na Colômbia e entra no Brasil no município de Cucui. Tem como afluentes da margem direita os rios Javari, Jutaí, Juruá e Purus na margem esquerda os rios Içá e Japurá e percorre as cidades de São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Tefé, Coari, Codajás, Anamã, Anori, Manacapuru, totalizando aproximadamente 1.700 km até chegar a Manaus. Detém vital importância para a Região Norte, pois é fonte de alimento, transporte, comércio, pesquisas científicas e lazer.

O rio Negro é navegável por 720 quilômetros acima de sua foz e pode chegar a ter um mínimo de 1 metro de profundidade em tempo de seca, com muitos bancos de areia e outras dificuldades menores. Na estação das chuvas, transborda, inundando as regiões ribeirinhas em distâncias que vão de 32 km até 640 km.

Nesse rio não é observado a presença de muitos mosquitos devido a acidez da água!!!

Rio Negro Amazonas