02/04/2018 iGUi Ecologia 0Comment

A água é de fundamental importância para todos os seres vivos na natureza, porém menos de 1% da água doce do planeta está na forma líquida e disponível para o uso. Nós sabemos como é o consumo de água em nossas casas e a importância da água na agricultura, mas e a indústria? Como é o uso da água na indústria? A água é utilizada em uma série de processos industriais, tanto para auxiliar os processos industriais como diretamente no produto, como no caso da indústria de bebidas.

Muitos processos industriais dependem de reações usando produtos químicos dissolvidos em água, suspensão de sólidos em suspensões de água ou usando água para dissolver e extrair substâncias, ou para lavar produtos e processar equipamentos. Processos como mineração, polimerização química, branqueamento de celulose, fabricação de papel, produção têxtil, tingimento, impressão e resfriamento de usinas usam grandes quantidades de água, exigindo uma fonte de água contínua.

A água pressurizada é usada em jateadores de água e jato de água. Além disso, pistolas de água de pressão muito alta são usadas para corte preciso. Funciona muito bem, é relativamente seguro e não prejudica o meio ambiente. Também é usado no resfriamento de máquinas para evitar superaquecimento, ou evitar que as lâminas de serra se sobreaqueçam. A descarga de água não tratada de usos industriais é a poluição. A poluição inclui solutos descarregados (poluição química) e água refrigerada ou aquecida descarregada (poluição térmica). As usinas atômicas, como as de Angra dos reis, utilizam a água do mar para resfriar os reatores atômicos.

Algumas industriais de cervejas, como por exemplo a Heineken tem projetos próprios de uso sustentável da água. Para a produção de um litro de cerveja é necessário seis litros de água. O consumo médio da empresa é de 4,9 litros água para cada litro de cerveja. A Heineken participa do Comitê de Bacias Hidrográficas nas regiões em que atua. O programa economiza o equivalente a 38 piscinas olímpicas cheias por ano. O tratamento de efluentes é utilizado em mais de 92% das cervejarias. A soma de toda capacidade de tratamento instalado nas oito fábricas brasileiras seria o suficiente para tratar o esgoto doméstico gerado por uma população superior a 300 mil habitantes. Além de fazer uma cerveja muito gostosa, na minha opinião, é uma instituição que se importa com o meio ambiente e devemos incentivar isso com as demais… Fica a dica!