21/09/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Localizado em Barcelos, cidade que fica a 400 km de Manaus, o Arquipélago de Mariuá é o maior arquipélago fluvial do mundo. As ilhas ficam situadas no Rio Negro, no estado do Amazonas, e possui mais de 1600 ilhas, 140 km de extensão e 20 km de largura. Em 1992 o arquipélago foi identificado por um satélite da Nasa e desde então ficou conhecido no turismo internacional.

Mariuá

O Arquipélago Mariuá inclui diversos ecossistemas que estão entre os mais frágeis da Amazônia e incluem rios, ilhas, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos. Riquíssimo em fauna e flora, seu território faz parte do Parque Nacional do Jaú, da floresta Amazônica brasileira, do Parque Estadual Serra do Araçá e APA. É habitado principalmente por botos cor-de-rosa e cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais. Também apresentam rica diversidade sociocultural, com cerca de 30 comunidades tradicionais residentes na região.

O arquipélago de Mariuá pode ser considerado uma maravilha da natureza e é bastante visitado por turistas do mundo todo, atraídos pelas praias com lagos, igarapés, paranás e uma natureza exuberante. Excelente para quem quiser praticar pesca esportiva e ao mesmo tempo estar em contato com um lugar único no mundo!

O Brasil é imenso… vamos explorá-lo de uma maneira sustentável, como o turismo consciente. A Natureza agradece!