29/05/2017 iGUi Ecologia 0Comment

O ciclo da água é o processo permanente de transformação da água na natureza passando de um estado para outro (líquido, gasoso ou sólido) e se movendo continuamente entre diversas regiões do planeta: hidrosfera, atmosfera, solo, rios, mares, águas  subterrâneas e os seres vivos. O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, pois determina a variação climática e interfere no nível dos rios, lagos, mares, oceanos.

De maneira simplificada, o ciclo é composto de 5 etapas:

  • Evaporação: o calor do sol aquece as águas superficiais (rios, lagos e oceanos) promovendo a evaporação, ou seja, mudança da água do estado líquido para o gasoso e com isso o deslocamento da água da superfície da Terra para a atmosfera.
  • Condensação: o vapor de água esfria e se condensa, a água volta ao estado líquido e forma gotículas, que formam as nuvens ou os nevoeiros
  • Precipitação: quando há um grande acúmulo de água condensada na atmosfera ocorre a precipitação, as gotículas que estão no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido formando neve ou granizo.
  • Infiltração: após a água cair sobre a superfície terrestre parte dessa água se infiltra no solo e vai alimentar os lençóis subterrâneos.
  • Transpiração: outra parte da água que cai na superfície é absorvida pelas plantas que depois de utilizá-la devolvem a água para atmosfera na forma de vapor.

A quantidade total de água existente na Terra, nas suas três fases, sólida, líquida e gasosa, tem se mantido constante, desde o aparecimento do homem.  Todos os processos mencionados acima ocorrem tanto em escalas locais quanto interagindo com outras áreas, por exemplo, de nada serviria fazer a gestão dos recursos hídricos em uma pequena localidade, de maneira isolada, se no seu entorno as atividades estão desequilibradas.

Por isso é de extrema importância que se respeite e cuide das águas para manter o equilíbrio em todo o planeta.