28/03/2017 iGUi Ecologia 0Comment

A água é um recurso importante. A hidratação é uma condição necessária para a ocorrência de reações metabólicas que acontecem o tempo todo no nosso corpo e nos mantêm vivos. É sabido que aproximadamente 70% do corpo humano é composto de água. Para manter essa quantidade de água no nosso organismo precisamos beber bastante líquido e comer alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.

raiz da árvoreMas como as plantas bebem água? Para a maioria das plantas terrestres a principal fonte de água é o solo e elas conseguem “beber” água através das raízes. As raízes desempenham outras funções na planta, elas fixam as plantas no solo e absorvem nutrientes. O solo possui vários poros e nesses poros a água da chuva entra e forma uma reserva, ficando assim disponível para as plantas. As raízes das árvores crescem no solo buscando água e assim que encontram absorvem a água. Quando a água entra na planta ela é transportada para uma estrutura chamada xilema, que percorre toda a planta, desde a raiz até as folhas.  O processo de subida da água começa com a transpiração das folhas, as plantas perdem água na forma de vapor, essa perda de água gera uma força de sucção que puxa a água das partes mais baixas da planta, como se alguém estivesse sugando água de canudinho nas folhas.

Junto com a água, sobem também vários minerais dissolvidos, como nitrogênio, fósforo e potássio. De maneira geral esse processo de absorção e subida da água nas plantas é mais intenso durante o dia devido principalmente ao calor do sol. A maioria das plantas necessita apenas dos sais minerais dissolvidos em água, de dióxido de carbono e luz solar como sua alimentação. Com esses ingredientes e sua capacidade de fotossíntese, estes seres vivos autotróficos (nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese) conseguem a energia e matéria necessárias para viver. As plantas são o primeiro elo da cadeia alimentar que sustenta todos os elos subsequentes. Além de fornecer alimento a animais, fungos, bactérias e protistas, as plantas também fornecem abrigo a estes seres e a seus ovos e filhotes.