15/02/2016 iGUi Ecologia 0Comment

Famoso pela elevada quantidade de sal nas suas águas, o mar Morto na verdade é um lago de água salgada também chamado de Lago Asfaltite. Situado no Oriente Médio, no interior da Palestina, é um lago pequeno com 82 Km de comprimento e 18 km de largura (a título de comparação, o mar Cáspio, maior lago do mundo, tem 1200 km de comprimento e 450 km de largura).Flutuando no mar morto

O mar Morto é o local de maior salinidade do mundo, próximo a 35%, enquanto no oceano o grau de salinidade é em torno de 5%. Por esse motivo nenhum animal ou vegetal consegue sobreviver, todos os organismos vivos que chegam lá morrem quase instantaneamente. Até hoje apenas uma forma de vida foi encontrada no local: a bactéria Haloarcula marismortui. A alta salinidade tornou a água extremamente densa e por isso é impossível uma pessoa afundar na água do mar Morto.

Condições químicas e geográficas contribuem para a elevada salinidade:

  • O rio que abastece o mar Morto é o Jordão, rico em minerais.
  • A região onde está situado é praticamente desértica então a taxa de evaporação é muito alta e os minerais ficam retidos no lago.
  • O mar Morto é o local mais baixo do planeta, alguns pontos ficam a 400 metros abaixo do nível do mar, o que favorece o escoamento de sedimentos e minerais.

O mar Morto vem sofrendo uma diminuição do nível de água, isso porque o rio Jordão vem sendo explorado cada vez mais, diminuindo a quantidade de água depositada no mar morto. Assim, a quantidade de água depositada tornou-se consideravelmente menor que a quantidade que evapora.