15/09/2017 iGUi Ecologia 0Comment

O óleo de cozinha é uma mistura de ácidos graxos insaturados que são insolúveis em água, ou seja, não se misturam. Sempre que o óleo entra em contato com a água eles ficam separados e como o óleo tem densidade menor do que a água, ele fica sobre a água formando uma película que pode causar diversos problemas ambientais. Diariamente o óleo de cozinha é utilizado e descartado em residências, lanchonetes e restaurantes. Infelizmente muitas pessoas descartam o óleo de cozinha no ralo da pia ou no lixo comum poluindo o solo e a água.

óleo e águaO primeiro impacto que o óleo causa no meio ambiente é no próprio encanamento, ao ser despejado na pia, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Podendo atrair pragas que podem causar várias doenças, que podem ser transmitidas para humanos e animais. Essa camada de gordura que fica retida nos canos também pode obstruir a passagem de água, causando alagamentos no interior das residências e também nas ruas. A camada de óleo sobre a água também prejudica a entrada de luz e de gás oxigênio. Dessa forma, os animais e plantas passam a ter uma oferta menor de oxigênio disponível, o que pode causar a morte desses seres que vivem na água.

No solo o óleo pode se infiltrar e atingir o lençol freático, poluindo-o ou então pode formar uma camada impermeável no solo, impedindo que a água da chuva consiga infiltrar-se, aumentando a o risco de enchentes. Além do solo e da água, a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global.

Para impedir todos esses problemas causados pelo descarte inadequado do óleo é necessário reutilizar o óleo, muitas pessoas utilizam esse óleo para fabricação de sabão artesanal, ou então procurar na sua cidade locais que recolhem o óleo e dão o destino correto para ele.

Reutilize seu óleo de cozinhe ou descarte-o de maneira correta! O meio ambiente agradece…