28/07/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Recentemente os canudos plásticos se tornaram vilões por serem encontrados nas narinas de uma tartaruga marinha. Sim, são vilões mas não são os únicos…. Como trabalho também com reabilitação de animais marinhos, posso afirmar que além deles, muitos outros itens plásticos provocam o óbito (morte) do animal e esse fato não é recente. Há anos esses animais estão sendo ameaçados pelo lixo no mar, porém com o surgimento do whatsapp e das redes sociais a divulgação de imagens e vídeos se tornou uma ferramenta preciosa para essa luta.

Você já parou para pensar quanto tempo utilizamos o canudo para beber um suco? Poucos minutos…. Assim como a sacola plástica, pois as utilizamos do mercado para casa e depois as descartamos. Porém ambos vivem no ambiente por anos e muitas vezes, apesar de colocarmos eles no lixo, por serem leves são levados pelo vento para lugares inapropriados. A maioria não são biodegradáveis, ou seja sua durabilidade no ambiente é maior.

pinguim de magalhaes juvenilJá realizei muitas necropsias de tartarugas marinhas, de pinguins, gaivotas entre outros animais marinhos e na maioria das vezes encontrava detritos antropogênicos (lixo) no estômago e intestino deles. A tartaruga marinha tem uma vantagem de conseguir defecar o lixo, porém as aves não conseguem…

Mas será que no mar as tartarugas não conseguem distinguir entre o plástico e o alimento? Infelizmente não, as tartarugas marinhas não possuem papilas gustativas, ou sejam não sentem gosto do alimento. E, por isso retiramos muitos, mas muitos sacos plásticos de dentro delas. Os pinguins que aparecem nas praias brasileiras, o Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), também aparecem com lixo no estomago. Como a maioria deles são juvenis, com menos de um ano de idade, estão aprendendo a caçar e, muitos não tem sucesso ficando com fome e comendo tudo o que vê pela frente, podendo ser peixe como também canudos, bituca de cigarro, plástico entre outros detritos. Pinguim de magalhaes adulto

As gaivotas como foi apresentado antes em vídeo, estão disputando lixo nas praias ao invés do alimento correto…

Por isso, vamos ser consistentes. Vamos consumir menos, vamos utilizar produtos biodegradáveis…. vamos viver em um ambiente mais limpo!