05/01/2016 iGUi Ecologia 1Comment

Quando pensamos no volume de água consumido por cada pessoa, logo pensamos apenas na água utilizada para tomar banho, beber, cozinhar e lavar. Com isso esquecemos de um volume considerável de água que nós consumimos indiretamente: a água utilizada na produção de alimentos, na fabricação e transporte de produtos e etc. Para saber qual a quantidade de água utilizada na produção de bens e serviços utilizados por nós, existe a Pegada Hídrica. Assim como a Pegada Ecológica (http://www.iguiecologia.com/pegada-ecologica/ ), a Pegada Hídrica nos ajuda a entender o impacto causado pelos nosso estilo de vida no meio ambiente e como reduzi-lo.

ÁguaA importância desse indicador é proporcional à importância da água para os seres vivos, pois mesmo no Brasil, um país com uma imensa reserva de água doce, existem locais que sofrem com a escassez de água doce e quanto mais nós entendermos como a água é utilizada, mais poderemos preservar esse recurso.

O conceito da pegada hídrica foi apresentado em 2002 por Arjen Hoekstra na Reunião de Peritos Internacionais Sobre o Comércio da Água Virtual, e pode ser classificada em três tipos principais: verde, azul e cinza. A pegada hídrica verde representa a água da chuva que evapora ou é adicionada ao produto durante o processo de produção. A pegada hídrica azul relaciona-se com as águas superficiais ou subterrâneas que evaporam ou são agregadas ao produto. Já a pegada hídrica cinza diz respeito ao volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo.

Você pode calcular sua pegada hídrica nesse site www.watercalculator.org (em inglês). Veja a seguir alguns produtos e o quanto de água é gasto para a sua produção:

1 kg de açúcar produzido a partir da cana-de-açúcar = 1782 litros de água.
1 kg de arroz = 2497 litros de água.
1 kg de batata= 287 litros de água.
1 kg de laranja= 560 litros de água.
250 ml de leite= 255 litros de água.
1 kg de carne de frango = 4325 litros de água.
1 kg de carne de bovina= 15415 litros de água.

Seja consciente!