20/03/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Essa semana a iGUi Ecologia vai comemorar a água, pois dia 22 e março é o dia mundial da água! Essa data foi criada com o intuito de alertar a população mundial sobre a importância desta substância em nossas vidas e nos ecossistemas.

O Dia Mundial da Água foi estipulado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Mas, o mais importante deste dia é a urgência de conscientização que necessitamos ter na utilização deste mineral. Você sabia que apenas 0,7% da água do mundo é potável, adequada para o consumo humano? O ser que mais prejudica a qualidade da água do planeta é o Homem! Nos poluímos nossos rios, lagos, mares… fizemos isso no passado e continuamos fazendo no presente. Verifiquem como a água do seu município chega até sua casa, mas ainda mais importante do que isso, verifiquem como seu esgoto é destinado, se ele vai ou não ser despejado sem nenhum tratamento no mar ou nos rios. Cobre da sua prefeitura melhoras no saneamento básico, pois quem vai sair ganhando será você mesmo… lembrem-se do Rio Tiête (http://www.iguiecologia.com/historia-rio-tiete/ )!!

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Você sabia que iGUi significa água em tupi-guarani? Leiam nossa matéria em http://www.iguiecologia.com/significado-igui/ e fique por dentro!

Água