22/03/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Comemorando dia mundial da água a iGUi ecologia gostaria de destacar o produto SOLO utilizado pela iGUi para a desinfecção de água das piscinas! Ele foi descoberto através da associação da nanotecnologia (estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular) à área química, onde se chegou a um desinfetante em larga escala a partir de pequenos átomos. Seu principio ativo é o Hidrocloreto de Polihexametileno Guanidina (PHMG) e caracteriza-se por ser uma substância capaz de destruir, neutralizar, impedir ou prevenir a ação de microrganismos vivos indesejáveis e nocivos a saúde do homem. Este princípio ativo é bem conhecido mundo a fora, estando catalogado na Comissão Reguladora da Comunidade Européia como um biocida para uso não somente em tratamento de água, mas na desinfecção de alimentos, áreas de saúde públicas e privadas e higiene veterinária. Contrariamente a outros agentes desinfetantes com base de cloro, o PHMG permite a sua utilização em superfícies de madeira, metálicas e plásticas, pois não é corrosivo nas concentrações de utilização.

A sua atuação é bastante rápida, comparativamente com outros produtos, bastando 5 minutos para eliminar grande parte das bactérias e 60 minutos para garantir uma desinfecção totalmente eficaz. Além disso, é uma substância que resiste a temperatura, é altamente solúvel em água, isento de odor e cor, sem efeitos corrosivos e não causa alergias. Seu tempo de ação é rápido, porém o PHMG fica ativo na água ou na superfície onde foi aplicado por vários dias.

SOLO iGUi

Uma das grandes vantagens deste biocida é a sua alta eficiência a baixas concentrações. É utilizado diluído em água, em baixas concentrações, o que lhe confere uma toxicidade praticamente nula. O PHMG apresenta valores de Concentração Inibitória Mínima (MIC) bastante inferiores a outros princípios ativos utilizados no mercado, tanto na eliminação de algas como de microorganismos.

Outro fator de destaque neste desinfetante é a ausência de metais pesados, que contaminam todo um ecossistema e são prejudiciais aos organismos dos seres vivos, e derivados fenólicos (creolina, por exemplo), que contaminam os solos e são altamente tóxicos.

Vantagens deste produto:

  • Baixa Toxicidade;
  • Grande resistência à temperatura;
  • Amplo espectro de ação como biocida;
  • Altamente solúvel em água;
  • Isento de odor e cor;
  • Não mutagênico (Teste de Ames negativo, ensaio mais amplamente utilizado para avaliar amostras ambientais);
  • Sem efeitos corrosivos;
  • Não causa alergias;
  • Livres de metais pesados e Compostos Orgânicos Voláteis;