Muito se fala no potencial energético do Brasil, principalmente sobre as energias renováveis. Podemos destacar entre elas a energia eólica (produzida pelos ventos), energia solar (produzida através da radiação solar), hidrelétrica (produzida pela água) e a biomassa.

A energia a partir da biomassa é proveniente de cultivos agrícolas, vegetais lenhosos, resíduos da agropecuária e efluentes urbanos e industriais. Essa fonte de energia é considerada de baixo custo, sendo uma opção a fontes poluentes como os combustíveis fósseis.

Segundo a IEA Bioenergy Task 40 – divisão especializada em bioenergia da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o Brasil é o país que mais consome biomassa na produção de energia, com 16% do uso mundial no setor. Essa fonte de energia renovável representa cerca de 10% da produção de energia global.

A maior usina de biomassa no Brasil é representada pela Usina Termelétrica Bracell, localizada em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) no estado de São Paulo. Ela tem capacidade instalada de 420 megawats e se tornará, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a maior usina movida a biomassa no País, com geração de excedente suficiente para atender cerca de 3 milhões de pessoas por 1 ano. Essa usina é movida a partir dos resíduos da produção de celulose solúvel.

A utilização de biomassa para fins energéticos é crescente no mundo e o Brasil tem muito potencial energético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *