18/06/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Ambergris é uma substância sólida, com aspecto de cera, inflamável e de coloração cinza fosca. Mas, o mais impressionante não são esses detalhes e sim que essa substância é produzida por uma baleia, as Cachalotes!

Ele é muito valorizado pelos fabricantes de perfumes como um fixador fazendo com que o perfume dure mais tempo, embora atualmente tenha sido substituído principalmente por ambroxido sintético, alguns produtos ainda o utilizam.

Ele é formado a partir de uma secreção do ducto biliar nos intestinos do animal e pode ser encontrado flutuando no mar ou na praia.

Mas, como foi descoberto isso? Durante as necropsias realizadas nesses animais encalhados mortos na praia foi observado essa substância dentro dos intestinos dos animais. Além disso, muitos deles apresentam bicos de cefalópodes (lulas) em seu interior, comprovando o fato que ela é produzida no trato gastrointestinal desses animais.

O ambergris é raro de ser encontrado, pois uma vez expulso por uma baleia, ele flutua por anos até ser descoberto. Ele já foi encontrado praticamente no mundo todo, mas a maior parte é coletado e comercializado nas Bahamas, em New Providence.

Mas porque estamos escrevendo sobre essa substância? Você sabia que um pedaço de Ambergris de 127 kilos na costa do Iêmen foi avaliado em $ 1,5 milhão de dólares?

Este ano, 2021, foi encontrado no Bairro da Praia Seca, em Araruama, no estado do Rio de Janeiro e local da nossa sede, um ambergris na praia do Vargas. A substância foi levada para análise e recebeu até um atestado de que está sendo analisada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *