18/07/2022 iGUi Ecologia 0Comment

No dia 17 de julho é comemorado o dia de proteção das florestas e tem como objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação delas. Mas infelizmente não temos muito que comemorar… De acordo com o Greenpeace, o Brasil já perdeu 19% da Amazônia e quase 91% da Mata Atlântica. O Pará, que abriga 9% das florestas tropicais do mundo, é o segundo estado brasileiro que mais desmatou a Amazônia em 2022 até o momento e lidera o ranking com mais de mil processos contra desmatadores na região amazônica.

Nos cinco primeiros meses de 2022, a Amazônia teve a maior devastação dos últimos 15 anos para o período.

O que você pode fazer:

  • Usar produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado;

FSC® (Forest StewardshipCouncil®) que em português significa Conselho de Manejo Florestal se aplica a situações, como: às atividades de manejo florestal, sejam nativas ou plantações, ou seja é uma Certificação do manejo florestal. Este conselho foi criado como o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro. Seu objetivo é difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência no longo prazo. O manejo florestal deve conservar a diversidade ecológica, assim como seus valores associados como os recursos hídricos, solos e ecossistemas. Sempre mantendo as funções ecológicas da floresta.

As plantações podem proporcionar não somente benefícios ao ecossistema, mas também benefícios sociais e econômicos, pois é recomendado que complementem o manejo, reduzam as pressões e promovam a restauração e conservação as florestas naturais.

Segundo o folclore infantil, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem. Descrito predominantemente como um anão de cabelos vermelhos e pés ao inverso, para deixar pegadas enganosas e confundir os caçadores e agressores das florestas, protegendo, assim, as árvores e os animais.

Que o curupira dentro de nós seja acordado para proteger as florestas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *