20/09/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Clean Up DayVocê sabe o que é o Clean Up Day? Se você é uma das pessoas que não sabe o que é e nunca participou, chegou a sua hora de entrar em ação!

Tudo começou no ano de 1986, quando uma ONG norte-americana chamada “The Ocean Conservancy” iniciou a comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, que também pode ser chamado de “Clean Up Day”, “Clean Up the Word” e, “International Costal Clean Up”. Desde então, todo ano no terceiro final de semana de setembro (isso mesmo, neste final de semana!!) é realizado esse movimento internacional de limpeza de praias e rios, este ano a comemoração será no dia 21 de setembro. É considerada a maior ação global de limpeza da Terra. Tal ideia surgiu para possibilitar mudanças de atitudes e comportamentos em todo o mundo, visando diminuir os impactos da humanidade a longo prazo.

No Brasil, a ação chegou por volta dos anos 90, trazida por diversas instituições que atuam com conservação marinha e políticas públicas e com o nome: “Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias (DMLRP)”.

Clean Up Day

As limpezas são coordenadas por grupos comunitários que fazem parte ambientalistas, colégios, escolas, ONGs, departamentos de governos, empresas e qualquer ser humano dedicado e interessado pelo meio ambiente. Existem voluntários que participam das ações nas praias, rios, praças, parques e trilhas e estes coletam os resíduos sólidos encontrados e posteriormente os grupos comunitários se responsabilizam pelo encaminhamento correto, seja por cooperativa ou poder público. Clean Up Day

Além de recolher o material encontrado, é responsabilidade de cada voluntário anotar em um formulário as quantidades recolhidas de cada item como: tampinhas de garrafa, bitucas de cigarro, garrafas plásticas, latinhas de metal, lacre de latinha, canudos plásticos, sacolas plásticas, garrafas de vidro entre outros. A quantidade dos materiais entra para estatística para retratar a poluição dos oceanos.

Clean Up DayAqui no Brasil, o Instituto Limpa Brasil é o realizador e responsável nacional da iniciativa. O Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos (ONG) que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo, que contam com doações de pessoas físicas e empresas para realização das atividades. Acesse o site para saber mais detalhes: https://www.limpabrasil.org/quem-somos/.

Em torno de 300 grupos participam da ação em 22 estados do Brasil, pesquise se sua cidade terá a ação e caso não tenha nada oficial, faça a sua parte e vá até algum local realizar uma limpeza, seja ela no seu próprio bairro ou centro da cidade.

Em forma de apoio a ONU Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ecosurf, deu início no sábado (10) à #SemanaMaresLimpos. De acordo com representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú “a Campanha Mares Limpos é um movimento global para envolver governos, sociedade e o setor privado na luta contra a poluição plástica nos oceanos. No Brasil, a campanha tem impulsionado desde 2017 diversas discussões e ações sobre a agenda do plástico descartável e poluição marinha. A cada ano o número de voluntários inscritos na Semana aumenta – neste ano dobrou em relação a 2018, o que mostra que cada vez mais pessoas estão mobilizadas em torno desta agenda, que pede uma economia mais circular e padrões mais sustentáveis de produção e consumo.”

Clean Up Day

Clean Up DayCaso você faça parte de algum grupo que ainda não fez o registro é só entrar no site www.bit.ly/mareslimpos2019 ou então no http://iniciativa.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza para realizar o cadastramento. Em seguida, receberão orientações sobre como realizar limpezas, bem como fichas de catalogação do lixo encontrado e material da campanha.

A iGUi Ecologia participará da ação de limpeza de praias na cidade de Cabo Frio-RJ, amanhã dia 21 de setembro de 2019, a partir das 09 horas. A cidade receberá a primeira edição de Limpeza de Praias chamada “Cabo Frio de Ponta a Ponta – Mutirão pelos Oceanos.” Tal evento contará com a participação de várias ONGs, Programa Bandeira Azul, empresas privadas e terá o apoio da Prefeitura Municipal. Os participantes serão membros da comunidade local, turistas, governantes, grupos de escolas e qualquer pessoa que possuir interesse em participar da ação. O dia será muito produtivo, uma vez que acontecerão atividades de sensibilização ambiental, além da limpeza de praias. O evento reunirá serviços de coleta de lixo por terra e mar e ação social em lugares específicos no qual a população terá acesso gratuito a serviços de saúde e orientação jurídica. Fazem parte do evento as seguintes localidades: Praias do Siqueira, Palmeiras, Praia do Peró incluindo Pontal e Dunas, Praia das Conchas, Praias do Forte, Dunas, Foguete e Tamoios no Segundo Distrito. Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental.

limpeza de praias

Confira a lista com os endereços e horários das ações em: www.limpabrasil.org.
Aqui vai algumas dicas para você fazer durante a ação:

  1. só retire os resíduos sólidos se você tiver luvas para realizar a retirada, sua segurança em primeiro lugar;
  2. Não deixe as crianças em contato com bitucas de cigarro e vidros, é legal estipular que somente adultos farão a retirada desses materiais!
  3. Lembre-se de se certificar que os resíduos encontrados terão destino correto de descarte!
  4. Faça registros fotográficos e vídeos para publicações nas redes sociais, divulgue e coloque as #iguiecologia #diamundialdalimpeza #worldcleanupday #lixonochaonao #mareslimpos.

É bom lembrar que movimentos como esse geram engajamento da comunidade e transformação nos hábitos de vida, trazendo inúmeros benefícios para o meio ambiente como um todo! Venha fazer parte dessa ação!