30/01/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Estamos no verão e as altas temperaturas típicas dessa estação estão fazendo muita gente sofrer com o calor. Se você não pôde ir para a praia ou para o campo saiba que você está sofrendo ainda mais com o calor devido a um fenômeno conhecido como “ilhas de calor”. Uma ilha de calor urbana é uma área urbana ou área metropolitana que é significativamente mais quente do que as áreas rurais vizinhas devido às atividades humanas.

O calor e a luz do sol alcançam a cidade e a área rural da mesma maneira. A diferença de temperatura entre estas áreas tem a ver com o quão bem as superfícies em cada ambiente absorvem e mantêm o calor. Na área rural, podemos ver que a maior parte da região é coberta por plantas. Grama, árvores e terras agrícolas cobertas de plantações. As plantas absorvem a água do solo através de suas raízes. Então, eles armazenam a água em seus caules e folhas. A água eventualmente viaja para pequenos orifícios na parte inferior das folhas. Lá, a água líquida se transforma em vapor de água e é liberada no ar. Esse processo é chamado de transpiração. Ele age como o ar condicionado da natureza.

Já na área urbana não há muitas plantas, em vez disso, nós encontramos calçadas, ruas, estacionamentos e prédios altos. Estas estruturas são geralmente feitas de materiais como cimento, asfalto, tijolo, vidro, aço e telhados escuros. A maior parte desses materiais tem cores escuras. Um objeto escuro absorve todos os comprimentos de onda da energia da luz e os converte em calor, para que o objeto se aqueça. Outro problema é que muitos materiais de construção modernos são superfícies impermeáveis. Isso significa que a água não pode fluir através de superfícies como um tijolo ou um pedaço de cimento como se fosse através de uma planta. Sem um ciclo de fluxo e evaporação da água, essas superfícies não têm nada para resfriá-las.

Para esfriar as ilhas de calor urbano, algumas cidades estão “iluminando” as ruas. Isso é feito cobrindo ruas de asfalto, estacionamentos e telhados escuros com um revestimento de cor clara, mais reflexivo. Essas mudanças podem diminuir drasticamente a temperatura do ar urbano, especialmente durante o calor do verão. Plantar jardins em telhados urbanos e em pontos estratégicos na cidade também ajuda a refrescar a cidade.

Faça a sua parte! O primeiro passo pode ser plantar uma árvore!