21/10/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Todos os continentes estão sofrendo os impactos causados pela emissão excessiva de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Esses impactos aumentam com as atividades de desmatamento, queima de combustíveis fósseis para geração de energia (como petróleo, carvão mineral e gás natural) ou práticas insustentáveis em agricultura e pecuária. Estudos revelam que se nada for feito, a previsão é de que haja um aumento de 1°C em 2020 e 2°C até 2050. Quando falamos em 1º ou 2º C, parece pouco, mas é o necessário para causar consequências irreversíveis para a população, e os danos não serão apenas ambientais, teremos impactos na segurança alimentar, hídrica e energética, aumento do nível do mar, tempestades, ondas de calor e intensificação de secas, chuvas e inundações, ameaçando ecossistemas naturais e áreas urbanas e rurais, ou seja, um verdadeiro desequilíbrio ecológico!!

Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação humana ao longo dos últimos 250 anos. Mas notícia boa é que podemos interferir de maneira positiva nos impactos relacionados às mudanças climáticas. Mas ainda é necessário uma sensibilização de governos e população para que o mundo adote hábitos e políticas de baixo carbono. Uma delas pode ser utilizar as energias renováveis como fonte de energia.

Mudanças Climáticas e as Energias RenováveisAtualmente, os combustíveis fósseis usados em diversas atividades humanas intensificaram bastante o aquecimento global e suas consequências são prejudiciais a vida na Terra. De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), se as fontes renováveis de energia se tornarem responsáveis por 50% da geração de energia no mundo a situação das mudanças climáticas poderia ser revertida.

É considerada energia renovável toda e qualquer energia gerada por recursos que são naturalmente reabastecidos e considerados inesgotáveis. Podendo ser obtida por meio de hidrelétricas, captação eólica, solar e biomassa. No Brasil, os esforços mais adequados são as energias eólicas, solar, pois as hidrelétricas não são mais um foco pelos danos negativos que causam no meio ambiente e a biomassa ainda requer mais estudos.

Mudanças Climáticas e as Energias Renováveis

A energia solar é uma forma limpa e sem danos a natureza de se gerar energia elétrica, pois utiliza a energia solar como fonte de calor e luz sendo uma das mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo. Existem várias formas de aproveitar a energia solar como uma fonte de energia renovável. Essas são as principais:

  1. Energia Solar Térmica: é uma fonte alternativa, é o aproveitamento da energia solar para gerar energia térmica ou energia elétrica para uso na indústria e ou residências. A primeira instalação de equipamentos de energia solar térmica ocorreu no deserto do Saara, aproximadamente em 1910, quando um motor foi alimentado pelo vapor produzido através do aquecimento d`água utilizando-se a luz solar.
  2. Coletor Solar – Aquecedor de Água Solar: é a forma mais conhecida de aproveitamento da energia solar térmica e é utilizado para aquecer água para banho em residências (os famosos aquecedores solares) e também para gerar água quente para uso industrial.
  3. Energia Solar Heliotérmica: é uma outra forma de se utilizar o calor da energia solar para gerar energia elétrica. Na maioria das vezes utilizam-se concentradores, como espelhos, para focar a energia em um ponto específico, seja no topo de uma torre ou em um tubo a vácuo, para aquecer o líquido que há dentro e usar este líquido para gerar vapor e alimentar uma turbina elétrica a vapor.
  4. Energia Solar Fotovoltaica – conversão Direta da Radiação Solar em Energia Elétrica: A energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Ela usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a luz solar em energia fotovoltaica (Energia solar elétrica). A energia fotovoltaica existe há mais de 100 anos e hoje é utilizada para gerar energia elétrica para milhares de residências e indústrias no mundo todo! Caso você queira ver formas viáveis de fazer um aquecedor solar para sua casa, como o aquecedor solar de garrafa pet é só entrar: https://www.portal-energia.com/como-construir-um-aquecedor-solar-caseiro-com-garrafas-pet/ .