18/11/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Agora vamos ter que atualizar nossos mapas, pois pesquisadores reconheceram oficialmente o quinto oceano da Terra, o Oceano Antártico. Só para lembrar a Terra possui os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. 

Através da organização científica e educacional sem fins lucrativos, a National Geographic Society é que se verificou esse reconhecimento no ano de 2021. Esse novo oceano era caracterizado por um corpo de água distinto desde 1936 pela Organização Hidrográfica Internacional, mas em 1953 essa organização voltou atrás.

Esse oceano já era reconhecido pelos cientistas há muito tempo, mas como não havia um consenso internacional, não era possível oficializá-lo.

O oceano Antártico se estende desde a costa antártica até à latitude de os 60° S, no qual é o limite convencional com o Oceano Atlântico, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico.  Ele é o único a rodear o globo de forma completa, e circunda completamente a Antártida.  Ele mede cerca de 20 327 000 km² de superfície, com 17.968km de costa. A profundidade varia de 4.000 a 5.000 metros.

Sua biodiversidade é abundante e pouco explorada. Existem pinguins, pinípedes (focas) e cetáceos (baleias), até cianobactérias, fitoplâncton e krill, que apesar de pequenos servem de alimento para os animais maiores, como no caso das baleias-jubartes.

E a temperatura da água….. congelante!!!! 

Querem saber mais sobre a Antartica, acesse: https://www.iguiecologia.com/antartica-um-lugar-gelado/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *