Já imaginou fazer papel sem ter que derrubar nenhuma árvore? Essa seria sem dúvida uma das melhores notícias do ano!

Mas antes vamos fazer um cálculo, um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4, aquele comum, usado em casa e nos escritórios e são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel. O consumo brasileiro é de 44 kg por ano, com isso, podemos dizer que cada um de nós consome em média meia árvore por ano. Triste…

Mas o problema vai muito além de uma simples folha de papel, pois podemos destacar que a maior parte da produção de papel é proveniente de reflorestamento, o que alivia a questão do prejuízo ambiental associado ao desmatamento das florestas e o consequente esgotamento dos recursos naturais.

Pensando nisso, uma empresa de tecnologia limpa (TreeZero) sediada em Atlanta, nos Estados Unidos traz essa novidade, os papeis dão 100% neutro em carbono, feitos de fibra reciclada de resíduos de cana-de-açúcar. Outro detalhe importante, é que não há a utilização de cloro e utiliza quase 15% a menos produtos para deixar o papel branco.

Bagaço da cana vai virar fibra de papel

A matéria prima, a cana-de-açúcar, é plantada para extrair etanol e açúcar. O que é utilizado para fazer o papel é o bagaço dessa planta, ou seja, mais um aproveitamento deste cultivo…

Aqui no Brasil algumas empresas já aderiram a esse papel e você também pode!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *